sábado, 4 de abril de 2009

A maturidade

Afinal o que é a maturidade?
Tanta gente que fala em maturidade, por exemplo, quando nos dizem que nao temos maturidade para nada, ou que ainda falta sermos maduros, mas no fundo essas pessoas nao têm maturidade para perceber a maturidade da outra.
Na minha opinião a maturidade consiste na capacidade que uma pessoa tem para lidar com certos momentos ou com certas questões que vão aparecendo. Pronto tenho de admitir que existem pessoas que não têm maturidade nenhuma, mas pergunto-me porquê?
Só por essa pessoa nao conseguir desenrascar-se ou nao conseguir pensar nesse tal assunto ou situação, significa que nao é madura?
Antes de criticar é preciso conhecer a pessoa, e só quando se conhece a pessoa é que se deve dar a opinião sobre ela. Não podemos julga-la só porque nao consegue fazer isto ou aquilo, porque a maturidade evolui com experiencias. E sabemos nós lá as experiencias que essa pessoa passou.
Uma das razões de a maturidade ser elevada ou baixa, pode ser uma questao genética. Os genes da pessoa podem ser impulsivos ou mais calmos, se for impulsivo dificilmente ou muito tarde a pessoa amadurecerá, mas se for mais calma, mais fácil será essa pessoa ganhar uma maturidade elevada mas claro, conjungado com as experiencias.
A maturidade é sobretudo um ponto de vista da sociedade que ja nos implementou na nossa forma de vida. Na cultura em que vivemos ser maduro é ter determinados principios e na cultura muçulmana se calhar a maturidade nem tem tanto valor.
Eu escrevo isto mas no entanto pode ler uma pessoa que não liga a nada do que escrevo e pode achar isto uma treta, e nesse caso quem era o maduro e o imaturo?
A resposta é consoante os pontos de vista, é tudo relativo.
Agora pergunto-lhe se acha que a maturidade é algo que existe mesmo ou que a sociedade é que está por detrás disto?

Sem comentários:

Enviar um comentário